Hoje vamos falar um pouco da história da Metrobyte e como ela se tornou referência em gestão em tecnologia da informação.
O fundador – Como tudo começou
É impossível falar da história da Metrobyte sem falar de seu fundador, Laercio Santos. Seu envolvimento com tecnologia começou desde muito cedo. Em 1996, quando a internet dava seus primeiros passos no Brasil, com apenas 16 anos, ele já havia montado um provedor de acesso à rede.
Laercio começou montando um Bulletin Board System (BBS), um sistema que permitia que, por meio de um modem e uma linha telefônica, as pessoas interagissem com outros computadores. Era possível trocar mensagens, baixar arquivos, etc. tal como se faz com a internet atualmente. No entanto, tudo era feito por meio de comandos, visto que não existia browser na época.
Em 1997, já era possível conectar o BBS na rede mundial de computadores. Foi quando, de fato, a internet começou a ser utilizada comercialmente no Brasil.
Experiência em grandes bancos
Devido ao conhecimento adquirido desde jovem, aos 20 anos Laercio trabalhou em grandes empresas como o Citibank no de suporte técnico e, em seguida no setor de ERP.
Depois, ele continuou sua carreira no setor bancário e chegou a trabalhar em mais dois grandes bancos.
O primeiro foi o Banco Santos, onde, durante três anos, atuou especificamente com disaster recovery. Depois, atuou por seis anos no banco Votorantim, onde trabalhou, principalmente, com soluções baseadas em virtualização e na administração do servidor de e-mails.
Crise e oportunidade
Em 2008, em meio à crise econômica, Laercio enxergou uma oportunidade para empreender. O ambiente econômico era desfavorável às empresas, em especial às PMEs, que precisavam otimizar suas tarefas e reduzir custos para conseguirem se manter no mercado.
Foi então que ele teve a ideia de criar uma empresa que oferecesse soluções em gestão de tecnologia da informação para PMEs.
As melhores soluções de tecnologia da informação, até então, tinham sido um privilégio das empresas de médio e grande porte. A ideia de Laercio foi fornecer soluções compatíveis para pequenas e micro empresas. Dessa forma, elas ganhariam produtividade, reduziriam o custo e se tornariam mais competitivas no mercado.
O surgimento da Metrobyte
Entre fevereiro e março de 2009, Laercio realizou um projeto consultivo em uma empresa do ramo editorial, onde fora indicado por uma grande amiga.
A TI da empresa apresentavam muitos problemas, como lentidão da rede, travamento frequente, etc. Os técnicos de TI já tinham tentado diferentes formas de resolver o problema com diversos profissionais, porém, sem êxito.
Então, Laercio fez uma análise completa da infraestrutura de TI e elaborou um projeto de melhoria da rede. O gerente da empresa gostou tanto, que solicitou, além da implementação, um contrato de manutenção constante. E foi assim a Metrobyte conquistou o seu primeiro contrato de suporte técnico.
Uma década de sucesso
A Metrobyte está comemorando uma década de sucesso. É uma empresa jovem, mas que já tem muitas conquistas.
Devido a qualidade de seus serviços, a empresa conseguiu parcerias com grandes empresas do setor de Tecnologia da Informação, tais como Microsoft, Symantec, Dell e HP, entre outros.
A empresa expandiu e hoje oferece diversos tipos de soluções que compreendem Service Desk, soluções em infraestrutura, gestão de TI, capacitação em TI, etc.
Entre em contato conosco e descubra como levar as melhores soluções de TI para a sua empresa.