Escolher uma assistência remota de TI é uma tarefa que demanda atenção. Veja os fatores que devem ser avaliados e um comparativo entre a Metrobyte e a concorrência
Contar com assistência remota de TI é uma maneira comprovada para as empresas aumentarem a produtividade. Afinal, diminuem o tempo para resolução de problemas de TI e permanecem competitivas.
Isso porque não é preciso gastar tempo esperando técnicos se deslocarem para atendimento presencial. Ainda mais em casos mais simples e de resolução ágil, em que o chamado pode ser acionado em poucos cliques ou por telefone!
Atualmente, existem diversos negócios atuando nesse setor.
Logo, na hora de escolher um provedor de serviços de TI, é preciso fazer uma análise detalhada. É necessário checar as ferramentas de service desk ofertadas por cada empresa para saber qual delas oferece o melhor custo-benefício para seu negócio.
Antes de escolher, faça algumas perguntas, tais como:
- Essa empresa tem experiência no serviço específico que você deseja contratar?
- Ela foi capaz de fornecer serviços de qualidade para outras empresas como a sua?
- A empresa usa o melhor em tecnologia, ferramentas de service desk e infraestrutura?
- Ela possui profissionais experientes, treinados e qualificados, que podem lidar eficientemente com seus projetos?
Responder essas perguntas pode ajudá-lo a escolher o parceiro ideal para seu negócio. Veja outras dicas!
#1 Escolha uma empresa com autoridade e tradição no mercado
Escolher um provedor de assistência remota de TI requer uma pesquisa. Descubra se a empresa que está sendo contratada possui as habilidades necessárias para fornecer serviços e ferramentas que solucionarão seus problemas em TI.
Outro ponto importante é saber se ela possui tradição do mercado. Além de analisar o período em que ela está em atuação, verifique a reputação da empresa junto a seus clientes. Veja comentários nas redes sociais da empresa e no Reclame Aqui.
Portanto, escolha uma assistência que possa fornecer estudos de caso concretos e referências reais de clientes. Verifique essas referências e não tenha medo de fazer perguntas, tirar todas suas dúvidas. Afinal, contratar uma empresa de TI deve ser o começo de uma relação comercial longa e produtiva.
#2 Escolha uma empresa do tamanho certo
Muitas pessoas ignoram esse ponto quando procuram uma empresa de assistência remota de TI. Mas é um dos fatores mais importantes de uma parceria bem-sucedida. Embora seja tentador procurar o maior provedor de serviços disponível no mercado, isso pode ser contraproducente.
É pouco provável que um grande fornecedor dê atenção total a todos os clientes. Assim, os clientes menores geralmente serão designados para o “B-Team” (profissionais menos experientes) ou serão tratados como um projeto secundário menos importante. Além disso, essas empresas costumam cobrar taxas mais altas, fundamentadas em seu bom histórico e no poder de sua marca.
Por outro lado, um parceiro menor será mais flexível, geralmente cobrará taxas mais baixas e, em geral, fará um esforço maior para garantir a satisfação de seus clientes, independentemente do tamanho. Porém, é importante avaliar se a empresa contratada possui o número de profissionais e o suporte de assistência remota de TI adequado para fornecer um atendimento satisfatório.
“Impressionante a visão do conhecimento do Laércio Santos, criador da Metrobyte. Uma empresa moderna e enxuta. Preços justos e atendimento exemplar. Comprometida com o cliente.”
(Francisco Almeida)
Outro fator de grande importância é a possibilidade de personalizar os serviços de acordo com a necessidade de seu negócio. Caso sua empresa possua alguma particularidade, é primordial que tenha a possibilidade de priorizar alguns fatores, tais como prazos de atendimento (SLAs) ajustáveis e flexíveis em horários especiais da maneira que sua empresa precisar.
#3 Garanta uma boa comunicação
Além de uma equipe qualificada, é essencial que sua empresa parceira disponibilize um canal eficiente de comunicação. Nesse sentido, um bom software de gerenciamento de chamados é essencial, uma vez que possibilita que todos os incidentes ocorridos sejam comunicados à equipe remota de TI de forma fácil e intuitiva.
Além disso, essa solução permite manter o histórico das ações realizadas, fazer o escalonamento de acordo com o tempo e a gravidade e registrar as interações entre sua empresa e o time remoto.
Aos que preferirem, verifique também se a empresa conta com atendimento a chamados via telefone. E mesmo se dispõe de equipe técnica qualificada para deslocamentos até seu escritório, se necessário.
“Graças ao conhecimento técnico e disponibilidade da Metrobyte, conseguimos resolver grave problema na operação de vendas especiais de páscoa entre Loja e Quiosque instalados no Shopping Vila Olímpia.”
(Valéria Soria)
Também vale citar as ferramentas de avaliação de atendimento. Essas são primordiais para ajustar e melhorar a comunicação entre sua equipe e o provedor de serviços de TI.
Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de sua empresa precisar de atendimento em outros idiomas. É possível ter funcionários de outros países ou mesmo filiais em outros continentes, certo? E também considere sempre a perspectiva de crescimento e ampliação de seu negócio.
Veja a seguir um breve comparativo entre a Metrobyte e seus principais concorrentes, considerando os aspectos primordiais na escolha da assistência de TI:
Pontos essenciais | Metrobyte | Concorrente A | Concorrente B | Concorrente C |
Autoridade e tradição no mercado | 9 anos de experiência | 14 anos de experiência | 19 anos de experiência | 11 anos de experiência |
Suporte em outros idiomas | Sim | Não | Não | Não |
Pesquisa de satisfação do atendimento | Sim | Não | Não | Sim |
Personalização conforme a necessidade | Sim | Não | Não | Não |
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*A fim de manter a identidade preservada, o nome dos concorrentes foi deixado em anonimato.