Com o passar do tempo, a tecnologia de informação se desenvolveu e ganhou um importante papel dentro das organizações. Ela se tornou peça chave, capaz de otimizar processos, conectar a equipe e até reduzir custos. Assim, a tecnologia da informação pode ser considerada uma ferramenta estratégica.
Quer entender como reduzir custos da empresa com a ajuda da TI? E o melhor, garantindo produtividade e alavancando o seu negócio? Acompanhe, então, este post!
Por que investir em TI?
Em tempos de crise, compreender e prever possíveis oportunidades estratégicas é fundamental, não é mesmo? A partir do momento que você leva isso em conta, dá um passo à frente no mercado.
Com o advento da globalização e crescimento da internet, a tecnologia da informação se tornou essencial na gestão. Aliás, estar atualizado e acompanhar as tendências de mercado podem representar oportunidades de inovação ou economia para a empresa.
Um investimento em TI correto permite a organização se tornar mais competitiva. O planejamento adequado deve considerar tanto os sistemas de informação, quanto a infraestrutura de TI para viabilizar os benefícios.
A gestão também é facilitada, mas para isso a qualidade da informação é um elemento fundamental.
Como reduzir custos do seu negócio com a ajuda da TI?
É simples: vamos mapear as principais estratégias para facilitar os processos organizacionais, otimizando o serviço, o tempo e, claro, o dinheiro.
Além disso, vamos buscar possibilidades de maior produtividade dentro da empresa, contribuindo para melhores resultados a um menor custo.
1. Descartar sistemas ineficazes
Faça uma avaliação dos sistemas utilizados na empresa e se eles atendem às necessidades atuais do negócio. Um sistema inútil pode gerar custos extras.
Livrar-se de programas improdutivos libera recursos para outros tipos de investimentos essenciais à organização.
2. Apostar na automatização dos processos
Com a automatização, o uso da tecnologia no processo de produção da empresa é capaz de otimizar resultados.
A produtividade aumenta, bem como a qualidade e a confiabilidade do produto. Isso favorece, inclusive, uma espécie de conquista dos clientes, já que produtos de qualidade tendem a valorizar a imagem da instituição.
A probabilidade de alguns erros acontecerem é reduzida significativamente e, quanto menos falhas, menos retrabalho é gerado.
Tem-se ainda a economia de tempo, que também é dinheiro! O trabalho se torna mais ágil, pela facilidade de acesso à informação e pelo apoio operacional que a TI possibilita aos funcionários.
3. Investir na terceirização do serviço de TI
Apostar em empresas terceirizadas, especializadas em tecnologia de informação, pode representar um ótimo custo benefício à organização.
Deixar a TI a cargo de uma terceirizada disponibiliza tempo para investimentos no foco central do negócio. Pode ainda gerar um custo menor com mão de obra, uma vez que a quantidade de horas extras passará a ser reduzida.
Além disso, essas empresas, por serem especializadas nesse tipo de serviço, estão sempre antenadas sobre as novidades de mercado. Isso faz com que elas disponibilizem para quem as contrata um sistema específico e adequado para cada situação e tipo de empreendimento.
A personalização do sistema para cada empresa em particular permite um processo produtivo mais simples, com soluções próprias e menores custos.
4. Transformar produtos em serviços
É uma tendência da TI alugar produtos em forma de serviços que possam atender as demandas das empresas em diversas funções. A venda de um produto de software, por exemplo, já não é a única opção de um gestor no momento de definir suas estratégias em tecnologia de informação.
Esses pacotes de serviços são produzidos sob medida para cada empresa, atendendo especificamente a necessidade de cada uma.
O Cloud Computing, tecnologia caracterizada pelo armazenamento de dados e informações na chamada nuvem, é um exemplo disso. Ao permitir um tipo de infraestrutura compartilhada, essa tecnologia promove redução de custos, uma vez que não será necessário investir em licenças, hardwares e mão de obra.
Paga-se apenas pelo que usar!
Existem alguns tipos de Cloud Computing, como Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS), Infrastructure as a Service (IaaS), etc. Dentre os benefícios de implantá-los estão:
- facilidade de acesso à todas as informações, que ficam acessíveis através da internet, independente do lugar em que você esteja;
- possibilita um sistema integrado da empresa;
- você paga por aquilo que realmente utiliza;
- é um tipo de estratégia que se adapta aos diferentes tamanhos e tipos de organizações;
De acordo com essa tendência, tanto softwares, quanto infraestruturas e plataformas de TI podem ser contratados, bastando apenas analisar qual é a mais viável para a organização.
5. Experimentar softwares de gestão
O software de gestão é uma verdadeira ferramenta de apoio à tomada de decisão do gestor.
Esse tipo de programa fornece informações valiosas e precisas que podem fazer total diferença no momento de planejar estratégias, de definir objetivos e metas. Isso aumenta a segurança das ações, bem como otimiza o tempo de toda a equipe de trabalho.
A produtividade e a qualidade do produto e serviço também acabam aumentando, gerando uma maior economia para empresa e melhores lucros.
6. Permitir a integração de sistemas
A integração de sistemas permite reunir informações essenciais ao desenvolvimento do trabalho dentro da empresa. Facilita também a troca de conhecimento necessária para otimização do processo e ainda melhora o campo de visão dos gestores para análises empresariais.
Por meio da integração, consegue-se diminuir as discrepâncias que possam existir com as informações de diferentes setores da organização. Assim sendo, contribui para uma uniformidade de conhecimento e ações.
7. Utilizar certificações digitais
A certificação digital tem poder de atribuir segurança e integridade aos diversos setores da empresa.
Garante-se, com tal técnica, a confiabilidade das operações e a inviolabilidade dos acessos às informações.
De modo geral, tem-se ainda uma redução nos custos com controles de acesso e implementação, por exemplo. A gestão dos arquivos torna-se basicamente digital, com assinaturas que conferem autenticidade aos documentos.
Viu só como reduzir custos pode estar aliado a uma boa gestão de TI? Essas são apenas algumas das vantagens!
Gostou de saber como reduzir custos com a ajuda da TI? Então, leia também nosso artigo sobre os quatro fatos sobre a migração para a nuvem que você precisa saber e entenda ainda mais sobre as estratégias de TI!