Estabelecer o controle da internet pode ser útil para acabar com os problemas gerados pelo uso em local e horário indevido e também por acesso a sites maliciosos. Entenda como é o funcionamento e como implementá-lo na sua empresa
A internet, com certeza, traz muitos benefícios para as empresas. Afinal, estamos num momento tecnológico no qual quase tudo é feito e/ou resolvido virtualmente. Porém, junto com todos os benefícios, surgem também os problemas.
Alguns dos problemas que podem ser gerados com a implementação de internet na sua empresa é a forma como ela será utilizada, principalmente, pelos seus funcionários. Isso porque redes sociais, sites de entretenimento, entre outros, acabam dispersando a atenção, podendo, até mesmo, fazê-lo cometer erros, por estar em atividades que não são profissionais no horário de trabalho.
O que bloquear na internet?
Primeiramente, será feito uma análise sobre os sites utilizados pela própria empresa para identificar qual o perfil de site que são necessários para o funcionamento da empresa (sites maliciosos e site de entretenimento por exemplo, devem ser bloqueados).
É possível programar horários para liberar o acesso em alguns sites, como nos horários de intervalos, para que o profissional tenha um tempo livre de descanso, o que pode melhorar a produtividade.
Além disso, há também muitos sites que podem ser nocivos a sua empresa, causando problemas com vírus, lentidão dos equipamentos ou perda de arquivos e afins. Então, é importante relacioná-los na sua lista de bloqueios.
Redes Sociais
É importante bloquear os sites de redes sociais e o acesso aos aplicativos de mensagens instantâneas, isso porque eles causam ansiedade por respostas imediatas, o que pode prejudicar o rendimento do seu funcionário. A não ser que seja um departamento de marketing, que precisa utilizá-las. Do contrário é importante mantê-los bloqueados, principalmente se a sua empresa for de grande porte.
É importante também repensar o que faz seu funcionário utilizar esses meios durante a jornada de trabalho, pois ele pode estar desmotivado na sua área, se sentindo sem reconhecimento, ou sem perspectiva de crescimento. Fazer esse tipo de observação e mudar a abordagem com o funcionário, pode ser fundamental para o melhor crescimento dele e da sua empresa.
Jogos e similares
Dificilmente a sua empresa vai precisar ter acesso para esse tipo de conteúdo, então pode mantê-lo bloqueado durante todo o expediente, sem abertura em qualquer intervalo. Até porque jogos podem causar vício e atrapalhar o rendimento profissional.
Vídeos, entretenimento e sites de venda
Atualmente com o uso de streaming, ou seja, sites onde você pode ter acessos a vídeos, filmes, séries e músicas de maneira rápida sem precisar, necessariamente, baixar o conteúdo dos vídeos, é muito comum as pessoas acompanharem séries, assistirem a shows, enfim, usarem esses sites para o entretenimento.
Claro que em alguns momentos a sua empresa pode precisar utilizar alguns desses sites como recursos para exemplificar ações, palestras ou colocar alguma música ambiente, mas caso não seja necessário, é aconselhável mantê-los bloqueados para que não haja dispersão no ambiente de trabalho, atrapalhando a produtividade. Uma sugestão é liberá-los apenas para os perfis de rede que possuem a autonomia para trabalhar com esse tipo de ferramenta.
Pode também considerar a necessidade de bloquear sites e plataformas que realizam vendas de venda, roupas, calçados, ingressos de shows e outros. Deixando somente para o setor responsável por compras que tenham acesso a eles.
Como implementar o controle da Internet?
Há alguns métodos para ter controle da internet no seu negócio, alguns precisam de investimento financeiro, ou de conhecimentos específicos de computadores, então, isso vai de acordo com a sua intenção e necessidade da empresa.
Se a sua empresa trabalha com equipamentos com sistema operacional Linux, é possível fazer de maneira manual em cada equipamento através do firewall ou proxy. Mas isso requer um profissional especializado.
Esse método não é o mais prático, porque não há como bloquear o acesso há um tipo de site para cada departamento ou pessoa. Se usar o firewall para barrar o acesso ele não funcionará para ninguém da empresa. Essa forma também não é funcional porque requer uma dedicação maior para manter todos os ajustes, mesmo que sejam trocadas as máquinas ou os colaboradores de departamento. É uma rotina repetitiva.
Outra forma de implementar controle de acesso da internet é com o método UTM, que é um tipo de “Central Unificada de Gerenciamento de Ameaças”. É mais evoluído que o firewall tradicional, pois permite diversas funções de segurança em um só aplicativo.
Há versões gratuitas (desenvolvidas por comunidades) que, apesar de terem menos funções, solucionam a questão para as empresas de pequeno porte. Já permitem os bloqueios e gestão da rede, por exemplo. Já as versões pagas são mais robustas, com mais funcionalidades e, certamente, vão atender plenamente às necessidades do seu negócio.
Essas opções, ao contrário do Firewall, permitem que sejam ajustadas as formas de acessos, sendo possível selecionar o tráfego para grupos ou funcionários específicos, aliás, alguns podem precisar de acesso diferenciado por conta da demanda e área de trabalhos. Também oferecem senhas e sistema de autenticação que pode ser configurado manualmente, o que pode ser bom se você não tiver muitos funcionários na sua empresa.
Enfim, não podemos ignorar o fato de que o controle de internet eficiente resulta na melhor produtividade do seu time e, também, reduz a probabilidade de erros no trabalho. É interessante analisar, antes da implementação de um controle de internet, quais são os maiores desvios (em nível de profissionais, gestores, equipes e departamentos).
Dessa forma, é possível fazer um alinhamento prévio das expectativas da empresa e reforçar as regras de comportamento, além de avaliar o que pode estar motivando os indivíduos a se desatarem às suas atividades.
Para saber qual é a melhor opção de ferramenta para o controle de da internet para o seu negócio é necessário fazer uma avaliação e entender as necessidades que sua empresa tem e comparar benefícios, custos e manutenção.
Quer implementar o controle da internet na sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma consultoria em TI especializada para ajudar você.