Se você quer saber quais contratempos podem ser evitados ao fazer o licenciamento de software, continue a leitura e fique por dentro do tema. Vamos nessa?
Muitas companhias — seja por falta de conhecimento ou negligência mesmo — acabam adquirindo softwares não licenciados, ou seja, artigos de pirataria, o que não é nada bom, principalmente, se tratando de empresas. Pois saiba que, devido a esse fator, podem surgir vários problemas para os seus negócios!
1. Falta de Segurança
Um dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de avaliar a instalação de um software — licenciado ou não — é a questão da segurança.
Ou seja, um software pirata pode estar cheio de vírus, possibilitando o roubo de dados importantes sobre a sua empresa, além de, possivelmente, fazer com que perca arquivos significativos.
Você fica pensando o que um hacker ganha com isso? Bom, dependendo da sua empresa, pode incluir a informação de dados financeiros, além de chantagem por deter dados sigilosos sobre seu negócio, podendo cobrar valores absurdos.
2. Ausência de suporte técnico
Quando adquire um software não licenciado, você corre o risco de não ter suporte técnico, pois as empresas que fazem os softwares sem licença não disponibilizam esse tipo de serviço.
Ou seja, você precisará investir em uma infraestrutura de TI para resolver algum problema que poderá vir a acontecer, gerando gastos e perda de produtividade.
3. Reputação prejudicada
Além da falta de segurança e o trabalho que dará por falta de suporte técnico, há também o risco de estragar a reputação da empresa. Afinal, quem vai confiar e fechar negócios com alguém que financia a pirataria ou que não valoriza o trabalho de outros profissionais, como o pessoal da Tecnologia da Informação?
Pois é, o preço que se paga por querer economizar com softwares não licenciados pode ser bem mais alto do que se imagina!
4. Perda de funcionalidades
Quando você investe em um software licenciado, tem garantia de atualização e melhoria nesse serviço sempre que for necessário, além do suporte técnico e afins.
Mas se o software não é licenciado, além de não receber as atualizações, sua empresa pode não conseguir utilizar todas as funções que o software tem, podendo surgir falhas no sistema, perda funções e produtividade no seu negócio.
5. Penalidades legais
Não só pode prejudicar a sua empresa com a falta de confiança de parceiros, funcionalidade e produtividade, como também há penalidades legais por consumir produtos oriundos de pirataria.
Esses produtos de software são protegidos por leis de direitos autorais e a licença é um documento legal, respeitando a indústria para que esses recursos continuem se desenvolvendo. E se você quer valorização da sua empresa, por que não fazer o mesmo pelo trabalho desses profissionais da TI?
Lembre-se: é sempre interessante checar se o licenciamento de software da sua empresa está em dia. Caso não esteja, providencie essa permissão o mais rápido possível. Não perca tempo!
Quer receber mais dicas sobre consultoria de TI? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.