Denúncia de pirataria? Antecipe-se! Saiba quais são as vantagens do uso de softwares originais e proteja-se.

Estabilidade é algo que toda empresa almeja, correto? Então, o que fazer ao sermos confrontados com uma denúncia de pirataria dentro do nosso negócio? Quais riscos técnicos e financeiros estamos sujeitos e o que devemos fazer para evitar esse estresse?

Se você, como a maior parte dos empresários, está um pouco perdido nesse assunto, vamos ajudá-lo a compreender os problemas ocasionados por softwares piratas e as vantagens do licenciamento, apresentando soluções que protejam seus dados de acordo com a lei. Vamos nessa!

 

Brasil Pirata

Em 2014, um estudo da Business Software Aliance (BSA), associação internacional de empresas do setor, divulgou que 50% dos softwares instalados no Brasil são cópias pirata.
Em comparação, nos Estados Unidos, o percentual é de 18% e, no Japão, de 19%.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o diretor da BSA no Brasil, Frank Caramuru, apontou dois fatores que contribuíram para a alta desse índice no país:

1 – Empresas que obtêm cópias pirata indiscriminadamente.
2 – Aquelas que compram o direito, mas o usam em um número superior ao adquirido.

 

Por que isso acontece?

No Brasil, um dos principais motivos que impulsionam essa prática nas corporações, além da falsa sensação de impunidade ou de descontrole do setor, é a diferença entre o preço do produto original e o do pirata. O que geralmente acontece é que os tomadores de decisão na área de TI optam pelo baixo custo dos softwares não licenciados, quando muitas vezes poderiam programar essa compra juntamente com o departamento financeiro da empresa.

Outra situação muito comum ocorre quando funcionários instalam esses produtos na rede corporativa sem o conhecimento da empresa, o que não a isenta da responsabilidade pelo crime contra a propriedade intelectual.

 

É mais legal ser original

  • Ao instalar um crack, programa que destrava um software, a empresa não está apenas abrindo uma brecha legal ao utilizar um software pirata, mas uma série de vulnerabilidades. Isso pode ser observado quando seu antivírus (de qualidade) tenta bloquear o crack, informando que o arquivo não é confiável; as pessoas, no entanto, costumam ignoram o alerta. Além disso, os softwares crackeados não poderão ser atualizados pelo fabricante para corrigir problemas (bugs) e vulnerabilidades, deixando novamente a empresa desprotegida.
  • É cada vez mais comum ouvirmos notícias de empresas que recebem notificações dos grandes fabricantes de software sobre uma denúncia de pirataria. Essas cartas são geradas a partir de denúncias anônimas, muitas vezes feitas por ex-funcionários ou por alguém que tenha conhecimento do uso de pirataria dentro da empresa. A carta contém um aviso da denúncia e uma oportunidade para apresentação das notas fiscais do software original, sendo essa a primeira tentativa de conciliação do fabricante. As empresas que não a respondem são acionadas juridicamente e ficam passíveis de multas pesadíssimas.
  • A Lei 9.610/98 estabelece que a violação de direitos autorais de programas de computador é crime, punível com pena de detenção de seis meses a quatro anos, e multa, além de ação cível indenizatória que pode chegar ao valor de três mil exemplares para cada cópia ilegal encontrada.

 

Benefícios dos programas originais

  • Garantem as atualizações de segurança e outras correções de bugs, mantendo suas informações mais seguras e seu computador mais rápido, com menos incidência de travamentos.
  • Algumas modalidades permitem atualizações constantes da licença de uso, ou seja, você terá sempre a última versão de seu software.
  • Minimizam transtornos causados por vírus e malwares, o que, consequentemente, reduz invasões e perdas de dados.
  • Colocam sua empresa dentro da legalidade.
  • Oferecem opções de locação de licenças de uso ou compra, que podem ser contabilizadas como despesa operacional ou como um ativo de sua empresa, respectivamente.
  • Têm garantia do fabricante, melhor desempenho e assistência técnica.
  • Mantêm a reputação de sua empresa, evitando que ela seja colocada em evidência ao ser acionada pelo fabricante do software por meio da Justiça.
  • Não oferecem riscos financeiros e gastos operacionais não planejados, como multas devido a denúncias, exposição ou perda de dados.

 

Como proteger seus dados e regularizar a situação de sua empresa

Para ajudá-lo a entender mais sobre esse assunto, a planejar e a garantir que sua empresa não será pega de surpresa, a Metrobyte, especialista em prover soluções de TI, oferece serviços de consultoria em Licenciamento, como: análise das melhores opções de software para o negócio; opções de compra ou locação; implantação e manutenção do inventário tecnológico de sua empresa.

 

Entre em contato agora! Ligue: (11) 3090-3663

Denúncia de pirataria? Antecipe-se! Saiba quais são as vantagens do uso de softwares originais e proteja-se.

Solicite um orçamento