Confira AQUI as dicas da Metrobyte, que pode lhe ajudar a pensar na segurança da informação de sua empresa e elaborar um plano para que você não seja pego desprevenido:
1 – Backup
Fazer backup pode parecer fácil, mas escolher o que deve ser guardado e principalmente onde e como guardar esses dados pode ser uma tarefa bem mais complexa. Além disso é muito importante fazer testes periódicos de restauração dos dados, somente assim teremos a certeza de que o que está sendo guardado será utilizável quando for necessário.
2 – Antivírus
Além de mantê-lo sempre atualizado, é fundamental escolher uma ferramenta que seja reconhecida pelo mercado, confiável e eficiente. As ferramentas gratuitas são muito simples, pois não se defendem dos vírus mais novos rapidamente, ou seja, até sair uma atualização para aquela ameaça, o seu computador já pode estar infectado. Além disso, essas empresas, que não cobram pelo software, não tem uma reputação a zelar.
3 – Atenção ao abrir e-mails
Tome muito cuidado ao abrir e-mails de origens estranhas. É importante sempre observar quem é o remetente. Caso apareça um e-mail que não se conhece, evite abrir o arquivo em anexo. Outro ponto interessante é o link por trás de um click. Se o link não aponta para um endereço conhecido, desconfie e não clique!
4 – Senha
Não use senhas muito curtas ou obvias como seu sobrenome, ou número do celular ou qualquer outra coisa diretamente ligada a você. Esse tipo de senha pode ser facilmente quebrada por tentativa e erro. Uma senha composta por letras + numeros + caracteres especiais será muito mais difícil de ser quebrada e ela não precisa ser complicada de digitar.
Algumas ideias de senha são: seutime@2016 ou meusonho#7 ouapelidodaesposa&1978
Invente a sua!
5 – Reduzir as permissões do usuário comum
Quando não há uma gestão (ou restrição) dos usuários com superpoderes, os chamados usuários administradores do computador local, existe um grande risco de infecção por parte de qualquer ameaça seja ela um vírus ou malware. Isso por que tendo esse acesso administrativo no usuário do dia-a-dia e ao abrir alguns e-mails indevidos a ameaça se instala facilmente sem nenhum tipo de restrição ou bloqueio por parte do sistema operacional, facilitando assim a propagação dos RANSOMWARES e outros.
Criar políticas e procedimentos para que sejam extintas ou minimizadas as contas administradoras locais de suas estações de trabalho. Esse perfil de administração deve ser concedido apenas aos analistas de service desk e gestores da rede, de preferência com a criação de um usuário especialmente criado para isso.