Já pensou em perder dados importantes da sua empresa por alguma falha técnica do seu equipamento ou qualquer outro tipo de problema? Pode ser um prejuízo e tanto, não é verdade?
Para isso, existem soluções que podem garantir a segurança dos dados da organização: como o backup na nuvem. Esse serviço funciona como um tipo de estratégia organizacional.
Diferentemente do backup tradicional, o backup na nuvem não é vulnerável a problemas técnicos ou falhas humanas, garantindo que informações relevantes e dados críticos da instituição permaneçam em segurança e disponíveis sempre que necessário.
Pensando nisso, trouxemos algumas das melhores práticas de backup na nuvem para otimizar esse processo na sua organização.
Quer aprender quais são elas? Então, não deixe de acompanhar este post!
1. Conheça as vantagens de investir em backup na nuvem
O backup na nuvem, conhecido como cloud backup, funciona como uma cópia de segurança de documentos e arquivos em um servidor remoto, utilizando-se de um link de internet.
Essa solução de segurança permite que as empresas armazenem qualquer tipo de dado à nuvem, seja ele pessoal ou corporativo.
Além disso, trata-se de uma ferramenta muito segura, mantendo as informações criptografadas — quando os dados são codificados de tal forma que só o emissor e o receptor podem entender — da cópia ao armazenamento.
Existem algumas vantagens de aplicar o backup na nuvem, conheça:
Informações mais disponíveis
Uma vez que os dados da organização estejam armazenados em nuvem, é possível acessá-los de qualquer lugar, basta ter disponível conexão com a internet.
Dessa maneira, sempre que um funcionário precisar consultar informações, mesmo que fora das dependências da empresa, pode utilizar desse serviço.
Maior segurança das informações
O backup na nuvem não depende de grandes investimentos em infraestrutura, como no tradicional, pois é feito de forma automatizada e digitalmente.
Através desse serviço, as informações, que ficam disponíveis no centro de dados — datacenter —, são reproduzidas e enviadas para outros locais distintos. Isso garante que, apesar de qualquer problema no servidor principal, os dados continuem disponíveis.
Maior flexibilidade
O cloud backup atende a todas as organizações, independente do seu tamanho, ou da sua equipe. Como esse é um serviço que não depende de grande infraestrutura, consegue acompanhar a empresa desde o início. Os gerentes do negócio não precisam se preocupar, ao longo do desenvolvimento da empresa, com investimentos em espaço físico.
Custos acessíveis
Como o backup na nuvem é um serviço de acesso remoto, a organização elimina vários custos para garantir a segurança de suas informações. Não é preciso desembolsar dinheiro com espaços físicos, mão de obra especializada, equipamentos, etc. Toda essa infraestrutura fica a cargo do fornecedor.
Além disso, com o backup na nuvem, é possível contratar apenas o necessário para atender à necessidade da empresa.
2. Realize backups frequentemente
A regularidade da realização de backups na organização depende de uma série de características inerentes a ela: demanda do empreendimento, número de recursos, volume de informações, rapidez necessária para recuperação de dados, etc.
Com o cloud backup é possível definir a periodicidade do salvamento de dados, bem como configurar dia, horário, quais arquivos serão copiados, entre outros. Todo o processo é feito de forma automatizada.
Garantir que o backup seja realizado em um período de tempo ideal e com frequência, permite manter as informações relevantes protegidas, mesmo em caso de algum problema técnico no sistema.
3. Elimine arquivos duplicados
Sempre que possível, diminua o tamanho do seu backup, eliminando arquivos duplicados.
É comum que as pessoas criem documentos e salvem direto na rede, mas é preciso ficar atento sobre a possibilidade de salvar um arquivo que já tenha sido feito e que não tenha nenhum tipo de alteração. Essa situação cria backups duplicados, fazendo com que ele fique cada vez maior.
Deve-se evitar que isso ocorra, porque o objetivo do backup para as organizações é salvar aquilo que realmente seja relevante para o seu funcionamento.
4. Não reparta informações de credenciais de login
Essa deve ser uma informação altamente protegida, pois através das credenciais de login tem-se acesso e controle de todas as questões referentes à conta disponível na nuvem onde se realizam os backups e a segurança dos dados.
É necessário que se defina, bem como configure, os usuários e as suas permissões para que tenham acesso ao sistema. Essa medida serve para que se tenha maior controle sobre as pessoas capazes de se relacionarem com questões críticas e mais sensíveis da conta.
As responsabilidades e as autorizações devem seguir uma hierarquia na empresa, assim como com as funções. Isso garantirá que cada colaborador, ou grupo, tenham acesso apenas àquilo que lhes compete.
Se, por ventura, alguma alteração for feita de forma não autorizada, ou por algum equívoco, ela poderá ser rastreada.
Essa característica do serviço reduz riscos no salvamento de dados e garante que os funcionários realizem seu trabalho apenas no que estão habilitados, sem interferir nas atividades dos demais.
5. Faça monitoramento dos backups
Monitorar os backups é um meio de prevenir possíveis erros no salvamento de dados. Se no momento que você precisar restaurar alguma informação, detectar que ela está corrompida, por exemplo, o contratempo será muito maior do que se esse problema tivesse sido percebido antecipadamente.
Por isso, testar os backups pode ser uma prática importante a ser feita, devendo fazer parte de uma rotina e planejamento da organização. É importante que os gerentes da empresa acompanhem essa operação para evitar possíveis prejuízos.
6. Conte com uma empresa especializada
Contratar uma empresa especializada para o backup na nuvem é uma das melhores formas de garantir o salvamento e segurança dos dados da sua empresa, gastando apenas com o que você realmente vai usar.
Ao terceirizar o backup, a empresa investe de acordo com a sua necessidade, tendo a possibilidade de expandir o serviço quando preciso.
Assegure-se que essa organização forneça, além do serviço, o suporte necessário para que ele aconteça. Assim, você e sua empresa terão a garantia que muitas das práticas descritas ao longo desse texto serão seguidas.
Viu só como realizar backup na nuvem é um ótimo investimento para sua empresa? Ela garante que dados importantes para o seu empreendimento estejam salvos e seguros. No entanto, é preciso estar atento a algumas boas práticas dessa operação.
Para isso, pode ser essencial contar com uma organização especializada, capaz de garantir o gerenciamento adequado dessa atividade, bem como sua configuração dentro da instituição.
Achou interessante o backup na nuvem e gostaria de mais informações sobre o serviço? Entre em contato conosco agora e saiba mais!