Disaster recovery plan: entenda o que é e qual a sua importância

A qualquer momento algo pode acontecer e prejudicar suas operações. Riscos estão presentes em todo lugar e vão desde desastres naturais, invasões de cibercriminosos, má gestão, entre outros. Para garantir a continuidade dos negócios, é preciso investir em um Disaster Recovery Plan.

No post de hoje, vamos falar sobre esse plano de ação e os benefícios que ele traz para a sua empresa. Confira!

O que é Disaster Recovery Plan?

Disaster Recovery Plan é um plano de ação estratégico que deve ser colocado em prática sempre que a empresa sofrer com alguma das ameaças descritas acima ou qualquer outra que interrompa ou prejudique suas atividades.

Esse plano deve assegurar a continuidade das operações-chave da empresa e garantir o mínimo de impacto possível para clientes e parceiros de negócios, evitando maiores problemas.

Além das ameaças que descrevemos, podemos ainda conceituar um desastre como qualquer evento que seja passível de causar algum tipo de parada forçada no fluxo comum de trabalho de sua empresa e prejudicar suas operações.

Quais são as principais ameaças?

São vários os problemas que podem causar a parada das atividades de sua empresa. Em alguns casos, a depender das informações perdidas, pode ser que seu negócio não consiga se recuperar e tenha que encerrar as operações. Conheça algumas das principais ameaças.

Desastres naturais

Os desastres naturais podem causar prejuízos ao hardware de servidores e máquinas, causando grandes problemas como a perda de massas de dados e a consequente dificuldade de recuperação das informações. Podem ser incêndios, inundações, tempestades elétricas, entre outros.

Hackers

A atuação de cibercriminosos na rede é cada vez mais comum, e a maioria deles busca roubar dados ou destruí-los. Agem por meio de brechas de sistemas, prejudicando o seu negócio, caso não haja nenhum tipo de contenção ou plano de ação.

Problemas internos

Seus próprios colaboradores também podem trazer risco à segurança da informação da empresa, caso tomem atitudes descuidadas e acabem deletando dados relevantes.

Quais os benefícios de ter um Disaster Recovery Plan?

São vários os benefícios de elaborar e manter atualizado um Disaster Recovery Plan. Acompanhe os principais pontos que chamam a atenção.

Garante a rápida recuperação

Um desastre pode interromper total ou parcialmente as suas atividades. Contar com um plano de ação, que especifique todas as atitudes a serem tomadas, auxilia na recuperação rápida de suas operações.

Evita prejuízos

Cada minuto parado pode render muito prejuízo. Por isso, contar com um Disaster Recovery Plan evita esse tipo de situação, garantindo que, se algum imprevisto ocorrer, o tempo de recuperação será o menor possível.

Ganha confiabilidade

A interrupção de suas atividades não afeta apenas a sua empresa, mas também clientes e outros parceiros de negócios. Recuperar o mais rápido possível suas operações traz confiabilidade para a sua empresa no mercado.

Demonstra falhas

Mesmo que você já conte com rotinas de recuperação em sua empresa, com um Disaster Recovery Plan, você pode visualizar o que funciona e quais as falhas que existem em seus processos.

Como implementar um Disaster Recovery Plan?

Vamos listar agora algumas práticas que você pode realizar para implementar com sucesso o Disaster Recovery Plan em seu negócio e, assim, evitar que eventuais desastres interrompam suas atividades.

Crie o documento de recuperação de desastres

O primeiro passo é a criação de um documento específico para a recuperação de desastres. Um erro comum entre os gestores é tratar as atividades de Recovery apenas de forma verbal.

Com isso, quando acontece algum evento que demanda uma ação de recuperação, seus colaboradores não sabem o que fazer. Por conta disso, é preciso criar um documento que possa ser consultado sempre que necessário.

Identifique as principais ameaças

Em seguida, é preciso que você e sua equipe de TI mapeiem as principais ameaças que podem prejudicar seu negócio. Entre elas, devem estar incluídos o risco de inundações, perda de dados por parte de funcionários mal treinados etc.

Cada uma das ameaças deve ter seu próprio passo a passo de recuperação dentro do plano geral. É claro que não se pode prever todas as situações, mas a ideia é tentar cobrir o máximo possível delas, criando também um conjunto de ações genéricas para ameaças não mapeadas.

Invista em tecnologias de recuperação de dados

Outro ponto muito importante é o investimento em tecnologias de recuperação de dados. Uma vez que suas atividades forem interrompidas e se fizer necessário restabelecer sistemas, algumas ferramentas podem ser mais úteis que outras, melhorando a performance de seu Disaster Recovery Plan.

Treine sua equipe e teste seu plano

Não basta apenas criar um plano de ação, é preciso também treinar todo o seu time para lidar com situações de desastres, além de testar suas ações para verificar a eficácia delas no caso de um evento real.

Busque apoio de uma consultoria

Mesmo que você conte com uma ótima equipe de TI interna, é possível que seja necessário contar com o apoio de profissionais externos para a criação de um Disaster recovery Plan.

Uma consultoria pode entregar grande know-how acerca de ameaças e atitudes de recuperação a serem tomadas, ajudando você a criar um plano de ação muito mais eficiente e efetivo.

Revise frequentemente o plano

As ameaças, além de constantes, podem ser mutáveis, ou seja, alteram o modo como ocorrem e as consequências para a sua empresa. Por conta disso, é preciso revisar constantemente o seu plano de ação.

O ideal é realizar uma releitura a cada 6 meses, verificando se alguma coisa mudou ou precisa ser reorganizada para garantir que o plano continue sendo eficiente contra as ameaças.

O que também deve ser observado é o surgimento de riscos devido às novas atividades da empresa ou sua expansão, o que pode exigir a criação de novos planos de ação para o controle dessas ameaças.

Chegamos ao final de nosso post e esperamos que você tenha compreendido a importância de manter um Disaster Recovery Plan em sua empresa, garantindo assim a continuidade de seus negócios e evitando prejuízos ou até mesmo o fim de suas operações.

A nuvem pode ser uma grande aliada na hora de traçar seus planos de recuperação. Quer saber como? Leia agora mesmo nosso próximo post e entenda as vantagens dessa tecnologia!

Disaster recovery plan: entenda o que é e qual a sua importância

Solicite um orçamento