Aumentou em 44% o número de ataques cibernéticos no Brasil. Veja por que empregar um bom antivírus em sua empresa e como mantê-lo sempre atualizado!
Entre o segundo e terceiro trimestre de 2017, tivemos um aumento de 44% no número de ataques cibernéticos no Brasil. É o que diz o Relatório da Segurança Digital no Brasil, elaborado pelo DFNDR Lab. Apenas essa informação já justifica o emprego de um bom antivírus em sua empresa.
A verdade é que com o aumento da infraestrutura de TI das organizações e a dependência cada vez maior da tecnologia se abre uma série de brechas que podem ser utilizada pelos cibercriminosos para acessar seus dados.
Para evitar que isso aconteça, é preciso buscar um bom programa antivírus. Mas não só isso, é necessário também mantê-lo sempre atualizado. Neste post, nós vamos lhe mostrar o porquê! Confira!
O que é antivírus?
O antivírus é um programa de computador que detecta ameaças e as exclui de sua máquina, evitando a instalação de aplicativos maliciosos e a contaminação de outros computadores e dispositivos conectados em sua rede.
Existem dois tipos básicos de antivírus, os domésticos e os corporativos. Um erro comum e que ocorre na maioria das pequenas e médias empresas é o uso da solução mais simples para a garantia de sua segurança.
Mesmo que os antivírus domésticos sejam bons programas, existem alguns riscos. Essas soluções não são eficazes para alguns malwares, sendo que o uso desse tipo de sistema pode acabar prejudicando a sua empresa.
O ideal, para as organizações, é a opção de antivírus corporativos, sistemas muito mais robustos e preparados para manter a segurança em redes empresariais, evitando os mais diversos tipos de ataques.
Quais as vantagens de sua utilização?
Optar por um bom antivírus corporativo pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Vamos listar alguns dos principais.
Rapidez na detecção de vírus e outros malwares
Vírus se propagam rapidamente e buscam infectar o máximo de máquinas possível em um curto espaço de tempo, prejudicando a continuidade dos negócios de sua empresa.
Um bom antivírus é capaz de detectar rapidamente qualquer nova ameaça que seja baixada nas máquinas e evita que o malware seja sequer instalado no computador.
Mesmo que o vírus tenha ficado por pouco tempo instalado em uma máquina, ele já é capaz de trazer várias dores de cabeça, como a perda de dados relevantes. Por conta disso, a rápida detecção e exclusão é tão importante.
Gestão de processos simplificada
Um antivírus corporativo é criado para realizar mais do que proteção de uma máquina de forma individual, como acontece com as soluções domésticas. Por meio dele, é possível controlar todas as ações da rede.
Sendo assim, em uma única tela, você poderá visualizar informações acerca de computadores, equipamentos de rede, dispositivos móveis e qualquer outro item que faça parte de sua infraestrutura de TI, criando um ambiente seguro.
Com isso, os profissionais de tecnologia de sua empresa podem realizar o controle da segurança da informação de forma muito mais simples e o tempo economizado pode ser gasto em outras tarefas.
Avisos e atualizações automáticas
Uma das principais portas de entrada utilizada por hackers, em suas estratégias de invasão, são os programas desatualizados. É comum que os fornecedores de software e equipamentos encontrem brechas em seus produtos após o lançamento e criem atualizações de correção.
O que acontece é que muitas pessoas desconhecem essa prática e acabam por não atualizar os sistemas da empresa, criando portas de entrada para ataques e facilitando a vida dos cibercriminosos.
Um bom antivírus corporativo detecta programas e softwares desatualizados em suas máquinas e envia avisos acerca dessa situação. Alguns fornecem a opção de atualização automática, garantindo ainda mais a segurança.
Prevenção de fraudes bancárias
É comum que as empresas realizem as administrações de contas por meio de programas bancários. Os hackers podem ter acesso às informações relevantes como senhas e valores em contas por meio de spywares e keyloggers.
Os dois malwares citados são responsáveis não por destruir informação, mas por roubá-la. Eles podem espionar suas máquina e enviar dados ao hacker que poderá fazer uso dessas informações.
O antivírus corporativo é capaz de detectar qualquer processo estranho que esteja rodando em segundo plano em seus computadores e dispositivos, além de evitar a comunicação externa desses sistemas espiões.
Proteção de dados da empresa
Dentro de uma empresa e em seus sistemas, não existem apenas dados sobre o negócio. É comum que existam informações sensíveis acerca de clientes e fornecedores também.
Em um episódio recente, uma grande varejista do setor de calçados teve os dados de cerca de 2 milhões de seus consumidores vazados na web por hackers que invadiram seus sistemas.
Essa situação arranha a imagem da empresa e pode trazer muitos prejuízos financeiros ao negócio. Por conta disso, a proteção de dados ofertada pela implantação de um antivírus corporativo é tão importante.
Suporte técnico
Outro ponto positivo do uso de sistema voltado para empresas é o suporte técnico. No caso de uma ferramenta doméstica, o atendimento não é direto e como não se trata do público-alvo, o fornecedor de antivírus pode não ter como lhe ajudar.
Já quando falamos em uma solução corporativa, o sistema foi pensado para empresas e você poderá contar com técnicos especialistas na implantação e resolução de problemas sempre que necessário.
Quando sua equipe de TI é pequena e não tem muito tempo livre, contar com um suporte de qualidade pode fazer toda a diferença para manter seus dados e de seus clientes a salvo de ataques e perdas.
Por que fazer uma atualização constante?
Na introdução deste texto, foi dito que o número de ataques aumentou no terceiro trimestre de 2017 em relação ao segundo. Porém, não demos os números de tentativas de invasão e roubo de informações.
Segundo o relatório do DFRNDR Lab, o salto no uso de malwares foi de 3,7 milhões para 5,5 milhões de ataques apenas nesse curto período de tempo, além do que as tentativas, por meio de links maliciosos, foi de 45,7 milhões para 65,7 milhões.
Analisando esses números, dá para ter uma ideia da evolução dos criminosos. Todos os dias surgem novas ameaças e, com isso, deve-se investir em proteção.
Manter o seu antivírus corporativo atualizado é fundamental para lidar com todas as novas ameaças que são utilizadas pelos cibercriminosos e evitar o roubo de seus dados. Esperamos que, ao terminar a leitura deste post, isso possa ter ficado claro.
Ainda não acabou, temos mais informação para você! Leia agora mesmo nosso próximo post e entenda por que investir em segurança da informação!