Dentro de qualquer empresa, o universo tecnológico exige uma postura de inovação, transformação e superação constantes. É esse o cenário em que sua empresa está inserida e a que ela precisa estar adaptada. Por isso, é importante compreender qual é o modelo de atuação, de atendimento, que sua empresa recebe da prestadora de serviços de TI, para assim, promover a evolução do negócio em todos os sentidos.
A área de TI hoje, em nosso país, atua com dois formatos de trabalho: o Break/Fix (Quebra-conserta) e o MSP (Provedor de Serviços Gerenciados).
Saiba mais sobre eles, avalie cada modelo e escolha o melhor para sua empresa.
Break/Fix (Quebra-conserta)
O que é?
O Break/Fix é um modelo de trabalho tradicional. Atende sob demanda e em caráter emergencial, em situações como: conserto de laptops/equipamentos, ataques de vírus e problemas na rede.
Quem utiliza o modelo?
Ele é comum nas empresas de suporte de TI que não acompanham o ritmo e as exigências das transformações tecnológicas e empresariais.
Para quem?
Geralmente esse formato é apresentado para empresas iniciantes. Entretanto, de acordo com especialistas, ele não é recomendado para nenhum negócio, independente do porte.
Qual é a mecânica de trabalho?
A mecânica é reativa, isto é, não se antecede ao problema, atendendo somente à demanda do cliente, sem manutenção contínua ou prévia. Apresenta precária automatização de tarefas rotineiras, o que pode prejudicar a agilidade e a segurança das informações empresariais.
Qual é a forma de pagamento?
O faturamento é feito por serviço prestado.
MSP (Provedor de Serviços Gerenciados)
O que é?
O MSP (Managed Services Providers ou Provedor de Serviços Gerenciados) é a modernização do modelo Break/Fix. Com ele, o suporte de TI apresenta gerenciamento estratégico dos serviços e se torna responsável não somente pela manutenção, como também pelo funcionamento qualitativo dos sistemas empresariais.
Quem utiliza o modelo?
O modelo é usado por empresas de suporte de TI que detêm visão estratégica e que estão atualizadas quanto às necessidades empresariais e aos impactos que a tecnologia tem sobre seus negócios.
Para quem?
Normalmente é mais utilizado por empresas de médio e grande porte. Porém, é indicado para empresas de todos os tamanhos, pois impulsiona a eficiência, a produtividade e o crescimento do negócio.
Qual é a mecânica de trabalho?
A mecânica é proativa, isto é, antecipa a ocorrência de problemas sistêmicos por meio de monitoramento 24×7 e suporte remoto. O formato gerencia e automatiza tarefas rotineiras, promovendo segurança, produtividade e agilidade.
Qual é a forma de pagamento?
O faturamento é mensal ou anual.
A Metrobyte é uma empresa de suporte de TI que opera de acordo com o modelo MSP. Faça a escolha pelo alto desempenho, pela modernidade e pela segurança de suas informações. Venha com a gente!